01/12/2014 - Como combater a umidade do banheiro

Simples aplicação e alta aderência para áreas úmidas fazem do Viaplus 7000-Fibras da Viapol o maior aliado no combate ao retrabalho

  • Compartilhe

Vamos imaginar uma cena: tinta descascando, piso soltando, reboco fraco, manchas de bolor e móveis danificados. Pensou? Terrível não é? Pois bem, se não quiser presenciar um cenário nada agradável como este em seu banheiro, impermeabilize! É muito fácil: antes de assentar pisos e azulejos, basta utilizar nas paredes e no chão o Viaplus 7000-Fibras da Viapol, especialista no desenvolvimento de soluções químicas para a construção civil. Sua simples aplicação e alta aderência para áreas úmidas fazem do produto o maior aliado no combate ao retrabalho.

À base de resinas termoplásticas e cimentos com aditivos e incorporação de fibras sintéticas (polipropileno), o impermeabilizante resulta, com esta composição, em uma membrana de polímero modificado com cimento de excelentes características de resistência, flexibilidade e impermeabilidade. Apresenta-se, assim, como uma solução eficiente para evitar a umidade existente em paredes e pisos de banheiros, locais bastante suscetíveis aos problemas causados pela presença constante de água e vapor.

Viaplus 7000-Fibras, pode ser aplicado também em outras áreas frias como cozinhas e lavanderias, em sacada de pequena dimensão e em locais com constante presença de água ou permanentemente úmidos, como reservatório de concreto de água potável (elevado, apoiado ou enterrado) e piscinas de concreto enterradas.

Antes de qualquer coisa, é preciso atentar para o uso de equipamentos de proteção: máscara, capacete, óculos, luvas de borracha e botas impermeáveis. Em seguida, é hora de separar as ferramentas para iniciar os trabalhos. São necessários balde ou recipiente para mistura, misturador manual ou mecânico, trincha ou vassoura. Tudo pronto, inicia-se o preparo da superfície, momento crucial para o sucesso da aplicação. A área devera estar limpa, sem partes soltas ou desagregadas, nata de cimento, óleos, desmoldantes etc. É recomendável a lavagem com escova de aço e água ou jato d’agua de alta pressão.

Algumas dicas:

  • Ninhos e falhas de concretagem deverão ser tratados com argamassa de cimento e areia, traço 1:3 – ou Viaplus ST –, amassada com solução de água e emulsão adesiva Viafix na proporção de 2:1 em volume;
  • Deve-se calafetar eventuais juntas de dilatação, fissuras e ao redor de tubulações com mástique Monopol Poliuretano;
  • Misture constantemente o produto durante a aplicação.

O Viaplus 7000-Fibras, fornecido em dois componentes – resina e pó cinza –, deve ser misturado aos poucos. Mecanicamente por 3 minutos ou manualmente por 5 minutos até obter uma pasta homogênea e sem grumos. Uma vez misturados, o tempo de utilização não deve ultrapassar o período de 60 minutos, na temperatura de 25 °C. Em hipótese alguma deve ser adicionada água à mistura.

Preparando a superfície e o produto

Hora de aplicar

Primeiro umedeça a superfície de aplicação. Em seguida dê a primeira demão e aguarde secar pelo período mínimo de 4 horas. Aplicar as demãos subsequentes em sentido cruzado, em camadas uniformes com intervalos de 4 a 8 horas, dependendo da temperatura ambiente, até atingir o consumo especificado. E para melhor aderência da argamassa de regularização, ou revestimento final, espalhe areia seca e peneirada antes da secagem da última demão. Aguarde a cura do produto por no mínimo sete dias antes do teste de estanqueidade e execução da proteção mecânica.

O Viaplus 7000-Fibras é fornecido em caixa de 18 kg, composta por cinco unidades líquidas (4,5 kg) e uma unidade pó (13,5 kg). A previsão de consumo é de 3 kg/m² em duas demãos em áreas frias; 3 kg/m² em duas demãos em sacada de pequena dimensão; 4,5 kg/m² em três demãos em piscinas de concreto enterrada; e 4,5 kg/m² em três demãos em reservatório de concreto elevado, apoiado ou enterrado.

Mais informações, dados técnicos e tutorial de aplicação do Viaplus 7000-Fibras, acesse o site www.viapol.com.br ou o canal da Viapol no YouTube: www.youtube.com.br/ViapolSocial.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 400 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Desde junho de 2012 passou a ser controlada pela Euclid Chemical, pertencente ao grupo RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial