15/03/2013 - Estação Produtora de Água Industrial conta com produtos Viapol

Empresa participa do Projeto Aquapolo, que produz água de reúso para fins industriais a partir do esgoto tratado

  • Compartilhe

A Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções para construção civil, oferece uma vasta gama de produtos de qualidade reconhecida, que atende as necessidades comuns e específicas de diversos setores, entre eles, o de saneamento básico. Suas soluções oferecem vantagens, não apenas à proteção de estruturas de concreto, como a projetos de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) executados por construtoras e concessionárias de serviços de saneamento em todo o País.

Estes fatores determinaram a participação da Viapol na Estação Produtora de Água Industrial (EPAI) do Projeto Aquapolo, sediado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) ABC, da Sabesp – Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. Inaugurado em novembro de 2012, o Aquapolo é fruto da parceria entre a Foz do Brasil, empresa de engenharia ambiental da Organização Odebrecht, e a Sabesp, e tem capacidade para produzir até 1.000 litros por segundo de água de reúso para fins industriais a partir do esgoto tratado, volume correspondente ao consumo de água potável de uma cidade com 500 mil moradores.

Depois de um trabalho de especificação e esclarecimentos junto a Aquapolo, a Viapol foi responsável pelo fornecimento de 3.074 Kg de Vitpoli ECO Verde que, dadas as suas características, tem a função de proteger a estrutura de concreto das substâncias agressivas contidas no esgoto e dos produtos químicos utilizados para a sanitização da água.

Destinado à impermeabilização dos tanques de armazenamento da água tratada, o Vitpoli ECO Verde, aplicado após a conclusão das obras civis, é um revestimento impermeabilizante à base de poliuretano vegetal, que resulta em uma membrana flexível com excelentes características físico-químicas, que não altera a potabilidade da água, é resistente aos raios UV e ao vapor d’água e atende à NBR 15487. O produto apresenta ótima aderência em diversos substratos; elevada resistência química, à corrosão e a altas temperaturas e dispensa o uso da camada de imprimação (primer).

Segundo o Gerente de Negócios da Viapol, Marcos Storte, a principal tarefa foi entender as necessidades do Projeto e demonstrar aos responsáveis os benefícios da impermeabilização para a obra. “Este case trata de tratamento de esgoto para reúso da água na indústria, o que exige requisitos específicos a este fim. A água tratada tem cloro e flúor, com benefícios à saúde humana, mas são produtos agressivos ao concreto armado”, explica o executivo.

Além do fornecimento do produtos, a Viapol prestou toda a orientação necessária à aplicação do Vitpoli ECO Verde e realizou visitas periódicas para verificação dos serviços.

Projeto Aquapolo

O projeto Aquapolo foi criado em 2009 a partir da constituição de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) entre a Foz do Brasil e a Sabesp. O investimento de R$ 364 milhões inclui uma estação de produção de água de reúso para fins industriais, uma adutora de 17 km, que passa por São Paulo, São Caetano do Sul e Santo André até chegar ao Polo de Capuava, em Mauá, e 3,6 km de redes de distribuição.

A água de reúso industrial é produzida a partir do esgoto tratado. O efluente, que seria devolvido à natureza dentro das condições das resoluções 357 e 430 do Conama, do Ministério do Meio Ambiente, passa por tratamento complementar, tornando o produto próprio para o uso industrial.

A oferta de uma água de reúso de qualidade sob medida para as indústrias do Polo reduz custos e aumenta a vida útil dos equipamentos, além de aumentar a oferta de água para a população da Região Metropolitana de São Paulo em cerca de 450 milhões de litros de água tratada mensais, o que corresponde a 175 piscinas olímpicas.

Experiência e qualidade

Os produtos da Viapol já foram aplicados em vários Estados brasileiros, em diversos projetos de Estações de Tratamento de Esgoto, com alto índice de eficiência, uma vez que foram desenvolvidos para atender às especificações técnicas deste tipo de instalação. O Vitpoli ECO, por exemplo, foi responsável pela impermeabilização de ETEs como:

  • ETE Alphaville – Sanecap, Cuiabá (MT), onde foram aplicados 1.120 kg do produto;
  • ETE Praia do Pinto e Ponta Azeda – Sabesp, em Ilhabela (SP), com aplicação de 453 kg;
  • ETE Samae, em Caxias do Sul (RS), com a utilização de 42.240 kg;
  • ETE Córrego dos Pretos, em Olímpia (SP), com 441 kg;
  • ETE Meu Orgulho - Águas do Amazonas, em Manaus (AM), com 3.398 kg;
  • ETE Toyota, em Jaguariuna (SP), com 600 kg;
  • ETE Salgueiro, em Salgueiro (PE), com o uso de 10.800 kg

O protfólio de produtos da empresa inclui, ainda, outros itens indicados para aplicação em ETEs, como: Viaplus Dique, Viapoxi Coat; Viafloor AC 600. Para a impermeabilização de Estações de Tratamento de Água (ETA), recomenda-se o uso dos seguintes produtos: Viaplus 1000; Viaplus 5000, Viaplus 7000 fibras; Manta Torodin; K11 + KZ (cristalização para pressão positiva); TEH – Tratamento Especial Hey’di (cristalização para pressão negativa).

Todos estes itens já foram aplicados com sucesso em outros projetos de saneamento, executados tanto pela iniciativa pública, por meio de concessionárias destes serviços, como por empresas privadas, o que demonstra o extenso leque de possibilidades de aplicação de produtos para impermeabilização.

Perfil Foz do Brasil

A Foz do Brasil, empresa de soluções ambientais da Organização Odebrecht, está presente em 18 Estados brasileiros, beneficiando mais de 12,2 milhões de pessoas. É responsável pela operação dos serviços de saneamento em cidades, como Limeira (SP), e tem concessões em Estados, como Santa Catarina, Rio de janeiro, Pernambuco, Tocantins e Rio Grande do Sul.

Perfil Sabesp

A Sabesp atende 27,6 milhões de pessoas em 363 municípios paulistas com água, coleta e tratamento de esgoto. Está habilitada a atuar com drenagem e limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos e energia. O Governo do Estado é o acionista majoritário, com 50,3% do capital. As demais ações são negociadas no segmento Novo Mercado da BM&FBovespa (SBSP3) e na Bolsa de Valores de Nova York (SBS). A meta da Sabesp é que todas as cidades operadas tenham o serviço universalizado até 2014 no interior, até 2016 no litoral e até o fim da década na Região Metropolitana de São Paulo. Para isso, a empresa tem investido R$ 2 bilhões por ano. Hoje, 146 das 300 cidades já estão universalizadas.

Dados técnicos:

  • Projeto: Aquapolo
  • Empresa: Aquapolo Ambiental S.A., formada a partir de uma SPE entre a Foz do Brasil e a Sabesp
  • Local: Estação de Tratamento de Esgoto do ABC, São Paulo
  • Consórcio Construtor: Odebrecht Infraestrutura
  • Produto fornecido pela Viapol: 3.074 Kg de Vitpoli ECO Verde
  • Área impermeabilizada: cerca de 1.500 m²
  • Empresa aplicadora: Impermear

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., passando a integrar The Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial