20/03/2014 - Euclid Chemical Company conquista prêmio de sustentabilidade

Viapol comemora prêmio recebido pela empresa do grupo, que foi vencedora em premiação promovida por associação dedicada ao mercado de pré-moldados de concreto nos Estados Unidos

  • Compartilhe

A Euclid Chemical Company, controladora da Viapol e pertencente à holding norte-americana RPM International, foi vencedora do Prêmio Sustentabilidade 2014, concedido pela NPCA - National Precast Concrete Association (EUA). Das quatro categorias premiadas, a empresa conquistou a primeira colocação em duas delas.

Na categoria “Fábrica/Planta”, a empresa foi reconhecida por seus investimentos, ao longo dos últimos anos, em diversos projetos em suas unidades norte-americanas com o objetivo de melhorar suas métricas de gestão de resíduos, consumo de energia, uso da água e segurança.

A empresa instituiu uma variedade de programas para cortar o desperdício e estabeleceu uma Equipe de Liderança de Sustentabilidade para monitorar o consumo de energia e melhorar a eficiência em suas fábricas.

Na categoria “Produtos”, o destaque foi para o TUF-STRAND SF, voltado à redução do dióxido de carbono gerado em construções. Trata-se de uma macrofibra sintética estrutural composta de polipropileno e polietileno, indicada para a substituição de fibras de aço e telas soldadas. O produto, que já é comercializado pela Viapol no mercado nacional, é indicado para aplicações em reforços estruturais de pisos industriais, pavimentos de concreto, concreto pré-moldado, deck steel, concreto projetado, tornando-se um material versátil e de alto desempenho.

A Euclid Chemical em parceria com a Universidade de Akron (EUA) estabeleceu um estudo para estabelecer os benefícios e potencial de redução de dióxido de carbono com o uso da fibra sintética TUF-STRAND SF em concreto. Os resultados do estudo indicam que a utilização de fibras de polipropileno reduziu as emissões de CO2 em 56 % em comparação com o reforço feito por telas de aço.

Sinergia

Um dos aspectos que representam a sinergia entre a Euclid Chemical Company e a Viapol é justamente a sustentabilidade. A Viapol, tradicional fabricante de mantas asfálticas impermeabilizantes e soluções químicas para a construção civil, com uma extensa linha de itens para diferentes aplicações, tem por princípio oferecer produtos que protejam edificações, melhorem a qualidade de vida das pessoas e ajudem a preservar o meio ambiente.

Isto porque, tanto a impermeabilização, como a recuperação, aumento de performance técnica e proteção das edificações têm por consequência o aumento da vida útil das obras, reduzindo a degradação precoce, o volume de resíduos gerados com demolições ou reformas, e ainda evitando problemas de saúde provocados pelo excesso de umidade e outras patologias nas construções.

A empresa, ainda, investe em tecnologias e matérias-primas que favorecem a produção mais eficiente e sustentável e coloca em prática diversas ações voltadas à promoção do desenvolvimento social e a melhoria de vida dos colaboradores e das comunidades onde está inserida. Coleta seletiva, reaproveitamento de resíduos, reciclagem, programas informativos estão entre as medidas voltadas à sustentabilidade.

Sobre a premiação

A NPCA é uma associação fundada em 1965, que representa os fabricantes de pré-moldados de concreto e os fornecedores de produtos e serviços para o setor e tem por objetivo expandir o uso de pré-moldados de concreto de qualidade, por meio de apoio técnico, formação, programas de certificação e informação.

O programa do Prêmio Sustentabilidade é aberto a todos os produtores e associados da entidade. Cada categoria conta com um vencedor e demais projetos aprovados recebem menção honrosa. A comissão julgadora foi formada por três membros do Comitê de Sustentabilidade da associação e os temas apresentados abrangeram questões econômicas, sociais e ambientais. Os projetos deveriam apontar inovação, benefícios, possibilidade de aplicação e participação dos colaboradores, dentro das categorias: Melhor Projeto e Melhor Produto, para Membros Associados e Membros Produtores.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 400 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Desde junho de 2012 passou a ser controlada pela Euclid Chemical, pertencente ao grupo RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial