24/06/2013 - Gestores da Viapol são premiados em Simpósio de Impermeabilização

Focado em tendências, tecnologias e inovações, o evento reuniu mais de vinte trabalhos, com o objetivo de informar, apontar soluções e promover o desenvolvimento técnico

  • Compartilhe

Promovido pelo Instituto Brasileiro de Impermeabilização (IBI), o 13° Simpósio Brasileiro de Impermeabilização foi realizado nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo (SP), e reuniu mais de 20 trabalhos, apresentados em sessões técnicas por seus autores e especialistas no assunto. Uma comissão técnica julgou os artigos apresentados durante o simpósio e os três melhores trabalhos foram premiados.

Sob o tema “Determinação da resistência de materiais impermeabilizantes à ação perfurante de raízes”, o estudo elaborado e apresentado por José Eduardo Granato, gerente comercial da área de química para construção da Viapol, conquistou a primeira colocação no evento. Em terceiro lugar, foi premiado o trabalho “Visão sobre a impermeabilização da Usina Nuclear Angra 3”, de autoria de Marcos Storte, gerente de negócios da Viapol.

A programação do Simpósio Brasileiro de Impermeabilização foi dividida em quatro grandes temas - Conservação Patrimonial, Sustentabilidade, Obras Especiais e Tecnologia -, com a realização de quatro palestras principais, seguidas dos projetos individuais. Para a gerente de marketing da Viapol, Cristiane Gottsfritz, o evento cumpriu com louvor o papel de informar e promover discussões em torno das inovações, tendências e tecnologias relacionadas à impermeabilização.

“A premiação dos profissionais que atuam na empresa, além de nos honrar, coloca a empresa, de fato, como referência num mercado rico de possibilidades. Os trabalhos apresentados indicam a qualificação da Viapol no desenvolvimento de produtos preparados para os mais diversos tipos de obras e de aplicação”, declara Cristiane.

Sistemas de impermeabilização comprovadamente resistente a raízes

José Eduardo Granato, que é Engenheiro Civil e atua no segmento de impermeabilização desde 1975 expôs no simpósio um ensaio de desempenho de sistemas de impermeabilização e proteções frente à agressividade mecânica a raízes. O projeto aponta um estudo elaborado no Campo Experimental da Faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), que teve por objetivo determinar a resistência da manta impermeabilizante à ação de raízes em conformidade com a norma italiana Edilizia UNI-8202.

O estudo mostra de forma clara as vantagens da adoção de “coberturas verdes” ou “jardins suspensos” em diversas construções, ao mesmo tempo que alerta sobre os cuidados que a técnica exige. Também demonstra por meio de ensaios que, dentre as soluções para a impermeabilização com foco na sustentabilidade e preservação do meio ambiente das coberturas verdes, as mantas asfálticas com aditivos antirraíz vêm ao encontro de um sistema de impermeabilização seguro contra a perfuração de raízes.

Especificações e qualificações para obra especial

Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia Civil de Volta Redonda (RJ) e mestre em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Marcos Storte destacou em seu artigo “Visão sobre a impermeabilização da Usina Nuclear Angra 3” as especificidades de uma obra especial como esta, demonstrando que a impermeabilização vai além de uma barreira química ou física e age como proteção das estruturas construtivas e como forma de preservar o meio ambiente.

O gerente da Viapol observou que antes do início dos serviços foram realizados ensaios, com reprodução dos sistemas completos de impermeabilização à compressão simples e ensaios de cisalhamento combinado com compressão que objetivaram comprovar o suporte às cargas impostas por toda construção, bem como a movimentos sísmicos de alta intensidade.

A especificação da impermeabilização das lajes de fundo e das paredes externas em contato direto com o solo do edifício do reator e do edifício auxiliar do reator de Angra 3, envolveu as exigências técnicas para o fornecimento de materiais, bem como os requisitos técnicos necessários à execução dos trabalhos. Os materiais foram recebidos e liberados para uso pelo controle da qualidade da obra, obedecendo aos requisitos de projeto e normas aplicáveis para cada tipo de material. Os materiais foram fornecidos com seus respectivos certificados evidenciando os ensaios exigidos pelas normas e especificações.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma vasta linha de produtos voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., e passou a integrar The Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International – divisão controladora da Viapol. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial