28/11/2013 - Sistema acústico da Viapol é aplicado em edifício residencial

Com o objetivo de atender a norma ABNT NBR 15575:2013 e oferecer conforto acústico aos moradores, a construtora Sobloco opta por produtos Viapol em empreendimento de alto padrão no litoral paulista

  • Compartilhe

O isolamento acústico passou a ser um item a mais para as construtoras desde que a norma NBR 15.575/2013, “Edificações Habitacionais – Desempenho”, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), entrou em vigor no mês de julho. O barulho causado por vizinhos é uma das causas mais comuns de conflitos em condomínios e até de distúrbios de saúde. Visando à atenuação sonora nas construções, a Viapol trouxe ao mercado uma solução completa para esta necessidade, que já tem bons exemplos de aplicação.

É o caso do Edifício Copacabana, em construção na Riviera de São Lourenço, em Bertioga (SP). A Sobloco Construtora S.A. optou por aplicar o sistema acústico Viapol Antirruído® em todos os ambientes internos dos apartamentos (áreas quentes e frias), exceto varandas. Será uma torre com 93 unidades de alto padrão, com áreas entre 138m² e 325m², que receberão 9.450 m² de manta Viapol Antirruído, 651 m² de rodapé Viapol Antirruído e 475 m² de Viaflex Fita 5 cm e também mais de 500 bisnagas de Monopol Acrílico Branco.

A opção pelos produtos Viapol baseou-se em pesquisa dos melhores produtos no mercado nacional, que atendessem as exigências de projeto e da NBR 15575-2013, no que tange a isolamento acústico das lajes dos pavimentos tipo, com grande eficiência. “O serviço foi realizado em pouco espaço de tempo graças a alguns detalhes “impares” de aplicação desenvolvido pela Viapol, que agilizam o sistema sem interferir na atividade subsequente, ou seja, o contrapiso”, destaca o engenheiro civil, Wlademir Sega, da Sobloco Construtora.

Os testes de laboratório apresentados pela Viapol atenderam as especificações exigidas pelo projetista acústico do empreendimento; demonstrando a eficácia do sistema acústico da Viapol, que aliados à relação custo/benefício alcançada no acordo de fornecimento, foram decisivos para a efetivação desta parceria”, observa o Gerente de Negócios da Viapol, Marcos Storte.

O que diz a norma

A NBR 15.575/2013 é bastante abrangente e estabelece critérios e limites mínimos para o desenvolvimento de projetos e execução de estrutura, pisos, vedações verticais, cobertura e sistemas hidráulicos, incluindo os critérios relativos ao isolamento acústico das edificações.

A norma define três níveis de desempenho - mínimo (obrigatório), intermediário e superior -, que devem ser previstos desde o projeto. Quanto melhor o desempenho do produto, maior será o conforto acústico das edificações, que complementará um sistema construtivo e vedações adequadas.

Em lajes de prédios residenciais é comum a propagação de ruídos de impacto, resultantes de caminhadas, principalmente com saltos, motores das banheiras, queda de objetos, entre outros. O sistema da Viapol visa atenuar esses ruídos de impacto e sua eficiência pode ser observada pelo desempenho nível S (superior) que oferece e definido pela norma NBR 15.575.

Vantagens do Viapol Antirruído®

O Sistema Viapol Antirruído® é composto de manta polimerizada estruturada, acoplada à camada geotêxtil de alta gramatura, criando um composto acústico de duplo efeito, atenuando os sons por impacto em casos como pisos de edifícios e tubulações. Compõem o sistema, a Manta Antirruído 5 mm,o rodapé Antirruído, a Viaflex Fita 5 cm - fita autoadesiva - e o selante Monopol Acrílico, para calafetação entre o piso cerâmico e as paredes.

A formulação do sistema conta com materiais que proporcionam o amortecimento das vibrações e o abafamento dos ruídos gerados por impacto, o que o torna indicado para edificações comerciais, residenciais, hospitais, academias e escolas. O inovador sistema Two Way presente no sistema garante que a absorção sonora funcione nos dois sentidos, tanto no impacto causado em pisos quanto na proteção acústica de ruídos vindos do andar inferior.

Viapol Antirruído® Sistema Acústico não se deteriora e traz como grande vantagem sua fácil instalação, o que amplia seus benefícios. O processo de instalação é simples e prático, basta acomodar a manta sobre a superfície da laje, fazer a junção das suas camadas através da Viaflex Fita e proceder à aplicação do contrapiso. Depois é só efetuar o sistema de acabamento de acordo com o projeto.

“A Viaflex Fita elimina a necessidade de sobreposição da manta e do rodapé, que também é instalado com o uso da fita autoadesiva na solidarização da manta com o rodapé”, comenta o engenheiro da Sobloco Construtora, sobre um dos grandes diferenciais do produto.

Desta forma, o sistema acústico Viapol atendeu às especificações exigidas pelo projeto do Edifício Copacabana e, consequentemente, ultrapassou o nível de desempenho mínimo exigido no isolamento acústico dos ambientes internos. Adicionalmente, veio ao encontro das facilidades necessárias para a redução do tempo de obra. A aplicação dos produtos em todas as áreas planejadas deve ser finalizada nos próximos meses.

Em complemento ao fornecimento dos produtos, a Viapol prestou a orientação necessária para os serviços até o assentamento do piso final. “Esta obra é emblemática para a Viapol, pois se trata de prédio de alto padrão, de uma construtora reconhecida pela qualidade, que atende ao público classe A e todos os pavimentos receberão nosso sistema acústico. O cliente está satisfeito e já estamos negociando o fornecimento para um novo empreendimento”, declara, Marcos Storte, gerente da Viapol.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 400 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Em junho de 2012 passou a ser controlada pelo Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial