20/03/2017 - Viapol alerta para a importância de impermeabilizar jardins verticais

Técnica garante estanqueidade e resistência da área a ser utilizada, evitando danos futuros

  • Compartilhe

Tendência de paisagismo, o jardim vertical é uma ótima opção para que flores e plantas estejam presentes na decoração da residência. Melhoria da qualidade do ar, valorização da área e diminuição do calor são algumas das vantagens desse tipo de jardim. A Viapol – referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil – indica alguns cuidados essenciais durante a execução do projeto.

Há dois tipos de instalação para os jardins verticais: em estruturas de madeira (nas quais vasos, garrafas pets ou similares são fixados à estrutura) e em paredes externas de edifícios, por exemplo, ou áreas sem janelas, as chamadas empenas cegas. Ambas as opções precisam passar pelo sistema de impermeabilização, caso contrário, pode haver excesso de umidade nas paredes e consequentes infiltrações.

“Antes de iniciar o processo de impermeabilização, é importante consultar o fabricante do produto para esclarecer dúvidas quanto à área de aplicação, preparo do substrato e quantidade a ser utilizada, pois cada superfície exige um sistema impermeabilizante diferente”, explica a arquiteta Cirene Paulussi Tofanetto, Gerente Técnica da Viapol.   

A profissional indica para os jardins instalados em estrutura de madeira que a impermeabilização seja feita nos vasos. Além disso, os produtos escolhidos devem conter em sua composição um inibidor de raízes para que a estrutura do recipiente não seja danificada, principalmente pelas plantas de raízes perfurantes. Em casos como esse, a Viapol recomenda a pintura impermeabilizante Viabit Antirraiz, que deve ser aplicada emduas demãos, em todo o interior do vaso.

Já para as paredes ou empena cega dos edifícios, a sugestão é realizar a impermeabilização antes mesmo da fixação da estrutura do jardim, tratando todas as trincas e fissuras. Para esse procedimento, a Viapol indica o selante Monopol Acrílico seguido da aplicação da membrana acrílica Vedalage Plus em, no mínimo, três demãos.

         Os impermeabilizantes são facilmente encontrados nas principais lojas de materiais de construção de todo o País.  

 

Link com imagens do produto Vedalage Plus:https://sharing.oodrive.com.br/easyshare/fwd/link=ZsrxAEomp.oRWHOOuPdMED

 

 

Sobre a Viapol

A Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil. Em junho de 2012, a empresa foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., e passou a integrar o The Euclid Group, união poderosa das marcas de revestimentos e produtos químicos para construção mais conceituadas em todo o mundo, garantindo que clientes tenham acesso a um portfólio abrangente de produtos. A Viapol possui um portfólio de mais de 900 itens voltados a proteção, conservação e valorização de obras, além de suprir demandas da indústria de transformação. Os produtos são desenvolvidos para atender com eficiência a todas as etapas de um empreendimento, da fundação ao acabamento. Inaugurada em 1990, a Viapol é uma das maiores indústrias de soluções químicas para a construção civil na América Latina, com mais de 400 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do Brasil. Oferece soluções para Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilizantes, Insumos Industriais, Madeiras e Pisos Industriais. Detalhes adicionais no site www.viapol.com.br

 

Informações para imprensa–PLANIN

Tel.: (11) 2138-8930

Email: viapol@planin.com