15/01/2013 - Viapol alerta: proteja sua laje contra vazamentos

Problemas de infiltração e alta temperatura são velhos conhecidos de quem possui laje. A deficiência da impermeabilização prejudica a vida útil da obra e traz muitos transtornos, que podem ser facilmente contornados com a utilização do produto certo

  • Compartilhe

O verão é marcado pelas fortes chuvas e é nesta época que se evidenciam os problemas de umidade nas lajes das edificações. O excesso de água, sem a devida impermeabilização das construções, pode trazer sérios transtornos às estruturas. Para solucionar estes problemas, a Viapol, referência nacional quando o assunto é impermeabilização, orienta quanto às ações necessárias para maior proteção destas áreas.

Vale destacar que, em edifícios, lajes de cobertura e do térreo, terraços e jardins são as áreas dos condomínios residenciais onde o problema da infiltração é mais observado. A água da chuva que se infiltra pelos telhados ou pelas lajes pode produzir mofo e estragar móveis e a pintura dos imóveis. A impermeabilização adequada das lajes evita estas consequências.

Benefícios da laje impermeabilizada

Em muitos casos, as vantagens de uma laje impermeabilizada passam ainda pelo ganho de uma área utilizável geralmente para lazer ou para estacionamento de veículos em alguns tipos de edificações. Face ao preço do metro quadrado de terreno isso é sempre vantajoso para valorizar o empreendimento.

Se bem realizada, a impermeabilização oferece maior vida útil à edificação, com menor exigência de manutenção ao longo dos anos, valorizando a construção e permitindo ainda maior conforto térmico se associada a um sistema de isolação térmica, por exemplo.

A escolha do produto mais indicado para cada tipo de laje deve ser feita por um especialista, mas de forma geral, para coberturas não transitáveis, de pequenas dimensões, a impermeabilização com produtos acrílicos de cores claras, que refletem a radiação solar, reduzindo a temperatura sob a laje e que possuem baixo valor de Compostos Orgânicos Voláteis (COV), são as mais indicadas.

Para lajes maiores e transitáveis recomenda-se as mantas asfálticas. Ambas trazem resistência a raios UV, ajudam na redução do calor e garantem proteção contra infiltrações e goteiras.

Soluções sob medida

Para pequenas áreas e não transitáveis, uma das soluções indicadas pela Viapol é o Vedalage Plus Manta Líquida, um impermeabilizante à base de água, que pode ser aplicado a frio com trincha, rolo de pintura ou vassoura de pelo, formando uma membrana impermeável, elástica e flexível sobre as superfícies, impedindo a infiltração de água e umidade. É resistente a intempéries e possui secagem rápida (duas a três horas), facilitando e agilizando o trabalho de aplicação.

O produto possui um alto rendimento – até 18m² com um balde de 18kg –, proporcionando excelente custo-benefício. Vedalage Plus Manta Líquida é indicado para a impermeabilização de lajes de cobertura, marquises, abóbadas, telhas de fibrocimento, entre outras áreas. É resistente aos raios ultravioletas e favorece a redução de calor nos ambientes.

Sua aplicação é simples: a superfície deve estar limpa e seca; o produto deve ser diluído em água e aplicado em seguida. Se necessário, deve-se intercalar uma tela de poliéster (Mantex), malha de 2x2mm, entre a 2ª e a 3ª demãos.

As mantas asfálticas das linhas TORODIN, PREMIUM e CLASSIC são os produtos mais indicados para as lajes maiores. Compostas de asfalto polimerizado e estruturantes de poliéster e fibra de vidro, as mantas são apresentadas nos acabamentos polietileno, alumínio e ardoseada e estão disponíveis com espessuras de 3mm, 4mm e 5mm – que devem ser escolhidas de acordo com as características locais.

São indicadas para uso em varandas, terraços e lajes, entre outras aplicações, e oferecem alta resistência mecânica, ao envelhecimento e agentes atmosféricos, superando as exigências das normas técnicas, em elasticidade, flexibilidade, proteção e longevidade.

Após a regularização da área, recomenda-se a aplicação de primer Viabit ou Ecoprimer; deve-se alinhar a manta pelo requadramento da área, aplicá-la com maçarico ou asfalto quente, partindo dos ralos; fazer os rodapés com 30 cm, com reforço de meia cana e, ao final, fazer teste de estanqueidade por 72 horas.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma linha de produtos composta de, aproximadamente, 900 itens voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., passando a integrar The Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial