17/02/2014 - Viapol amplia linha de produtos antirruídos

Com itens indicados para os três níveis de isolamento acústico exigidos em norma, a linha marca pela eficiência, sustentabilidade e fácil aplicação

  • Compartilhe

 Depois de inovar com o sistema acústico Viapol Antirruído®, com o lançamento, em 2013, da Manta Antirruído 5 mm® e o Rodapé Antirruído 5 mm®, a Viapol - referência nacional no desenvolvimento de soluções para construção civil - desenvolveu uma linha completa de produtos que atendem aos três níveis de exigência da norma NBR 15.575:2013 “Edificações Habitacionais – Desempenho”, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Os produtos visam amortecer e reduzir vibrações e ruídos causados por impacto em lajes de piso, proporcionando maior conforto acústico aos moradores das edificações verticalizadas. Uma das maiores causas de conflitos entre vizinhos, os ruídos podem até causar problemas de saúde.

Os itens da linha agem como redutor de ruídos de impactos e são recomendados para instalação em pisos de edifícios residenciais, hotéis, hospitais, visando a redução sonora entre pavimentos e também junto a tubulações de água e esgoto.

Para diferentes necessidades

Os novos itens utilizam insumos reciclados e levam tecnologia exclusiva da Viapol. “A empresa é a única que oferece manta adequada às características dos sistemas flutuantes e emulsão para as necessidades do sistema aderido”, destaca Marcos Storte, Gerente de Negócios da Viapol.

Mantas Viapol Antirruído®

A manta é estruturada em não tecido de fibra de vidro, produzida com asfalto especial e acoplada à geotêxtil de alta gramatura, criando um composto acústico adequado à absorção sonora por impacto em pisos e tubulações de água e esgoto. De rápida e fácil aplicação, é imputrescível (não se deteriora). A manta atende, também, as normas internacionais ISO 140-7 e ISO 717-2 Ensaio de avaliação do nível de pressão sonora de impacto. Está disponível em duas versões:

  • Com 5mm de espessura: indicada para atender o nível superior da NBR 15575:2013. Comercializada em rolos de 5m x 1m.
  • Com 3 mm de espessura: indicada para atender o nível intermediário. Comercializada em rolos de 5m x 1m.

Emulsão Viapol Antirruído® 

Produto à base de asfalto composto com cargas de borracha reciclada, emulsionado em água, sem agredir ao meio ambiente, aplicado a frio em uma única demão e em ambientes fechados. Depois de curado, forma-se uma membrana asfáltica com excelente característica de redução de ruídos de impacto. É comercializado em barrica com 18 kg.

Índices exigidos

A norma NBR 15.575:2013 é abrangente e trata de requisitos gerais, estrutura, pisos, vedações verticais, cobertura e sistemas hidráulicos, incluindo os critérios relativos ao isolamento acústico das edificações, fator indispensável ao conforto e qualidade das habitações. Engloba todo o ciclo de vida das habitações, desde a formulação do projeto, proteção ao fogo, acústica e estanqueidade.

A norma define três níveis de desempenho. No que se refere a ruídos de impacto de pisos e coberturas, por exemplo, os sistemas de pisos separando unidades habitacionais autônomas devem apresentar índices de isolamento entre 66 e 80dB (decibéis para o nível mínimo, 56 e 65dB para o nível intermediário e menor ou igual a 55dB para atender o nível superior, respectivamente.

Os testes em campo atendendo ao exigido pela NBR 15.575:2013 apresentados pela Viapol demonstram a eficácia da linha, que agiliza o sistema acústico sem interferir nas atividades subsequentes da obra.

O processo de instalação é simples e prático: basta desenrolar a manta Viapol Antirruído® de 5 mm ou de 3 mm e acomodá-la sobre a superfície da laje, fazer a junção das mantas através da Viaflex Fita de 5 cm (não há necessidade de sobreposição da manta). O Rodapé Antirruído® de 5 mm ou de 3 mm já é fornecido cortado com a largura de 10 cm, sem acréscimo de custos, reduzindo significativamente o tempo de obra. Proceder a aplicação do contrapiso e do sistema de acabamento de acordo com o projeto.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 400 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Desde junho de 2012 passou a ser controlada pelo Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial