23/09/2013 - Viapol contribui com ação social da Construtora Atlântica

Empresa doa mantas impermeabilizantes em apoio a projeto que visa melhorias nas condições de moradia de trabalhadores

  • Compartilhe

Uma ação social inovadora foi criada pela Construtora e Incorporadora Atlântica/Cibracon, de São Paulo, e contou com o apoio da Viapol. Batizado de Programa Morar Melhor, a iniciativa visa oferecer benefícios aos funcionários menos qualificados utilizando expertise própria, ou seja, contribuindo com a melhoria das condições habitacionais dos colaboradores.

O primeiro passo para a realização desta ação social foi conhecer através de entrevistas pessoais as condições socioeconômicas e as necessidades habitacionais dos funcionários para estabelecer o grupo a ser atendido e detectar quais eram as prioridades. A pesquisa abrangeu os trabalhadores que atuam nas obras da Construtora (excluindo-se mestre e contra mestres).

Após detalhado levantamento sobre as condições de moradia dos colaboradores (incluindo registro fotográfico e plantas baixas dos imóveis), o problema mais comum e sério encontrado foi a falta de impermeabilização. Como consequência, paredes internas com graves problemas de umidade, bolor e descascamento, vazamento em lajes e telhados, etc.

Assim, a prioridade encontrada nas moradias dos funcionários que aceitaram a colaboração e intervenção nos imóveis foi a impermeabilização. As demais necessidades identificadas, seguidas da impermeabilização, foram: finalização de banheiro e cozinha (revestimento de áreas úmidas); revestimentos de áreas internas; pintura; colocação de portas, forros, etc.; construção de outro cômodo e colocação ou troca de telhado.

Impermeabilização como prioridade

Embora a pesquisa tenha identificado que as áreas úmidas (cozinha e banheiro) sejam privilegiadas nas construções, a maior parte delas não receberam a proteção necessária contra a umidade e nem o acabamento.

“Diante desta realidade, procuramos nossos parceiros, que já fornecem produtos e serviços de reconhecida qualidade às nossas obras, como a Viapol e a Art Seca Engenharia e Serviços Técnicos – responsável pela mão de obra e gerenciamento dos serviços executados nas residências”, relata Nelson Glezer, Diretor Técnico da Construtora e Incorporadora Atlântica/Cibracon.

A Viapol prontamente apoiou o projeto com a doação de 300 metros de manta asfáltica aluminizada Viaflex. “Como as construções ainda necessitavam de pequenas intervenções para receber as mantas impermeabilizantes, como regularizações das lajes, a Construtora Atlântica se responsabilizou pelos produtos complementares e a Art Seca executou os trabalhos”, detalha Glezer.

Até o momento, quatro moradias foram beneficiadas com os serviços de impermeabilização e seus moradores puderam solucionar a causa de diversos outros problemas secundários. “Ficamos muito honrados em apoiar esta bela iniciativa da Construtora Atlântica e colaborarmos para solucionar uma necessidade prioritária para estes moradores”, destaca o Gerente Comercial da Viapol, Paulo Collares.

“Infelizmente, sabemos que esta é uma realidade comum, principalmente nas moradias mais simples. A impermeabilização deveria ser feita no início da obra, evitando todos os problemas gerados com a umidade e infiltração da água (inclusive de saúde) e, consequentemente, custos mais elevados para solucioná-los”, complementa.

A manta Viaflex Alumínio, utilizada nas lajes das residências, possuem a incorporação de polímeros especiais que proporcionam à massa asfáltica um excelente poder de aderência, além de características de elasticidade, durabilidade e resistência, garantindo assim o perfeito revestimento da área a ser protegida. Além disso, a película aluminizada, na face exposta da manta, é altamente flexível aos raios ultravioletas e colabora para a redução do calor interno às edificações, reduzindo a emissão de CO² na atmosfera e de gases nocivos à camada de Ozônio.

Perfil Construtora e Incorporadora Atlântica/Cibracon

As empresas Construtora e Incorporadora Atlântica e Companhia Brasileira de Construções Cibracon estão presentes na Capital Paulista desde 1967, com mais de 500 mil m2 construídos, representados por mais de 3.200 apartamentos, casas e salas comerciais. As empresas são responsáveis desde a seleção e compra do terreno, passando pela contratação e coordenação de projeto e construção do empreendimento, até a comercialização e venda do imóvel. Um dos pontos fortes da Atlântica/Cibracon é seu projeto integrado de administração e comercialização dos imóveis e entre os seus diferenciais estão rígido controle de custos, qualidade final da obra, oferta de produtos competitivos, atendimento ágil e planos de financiamento de acordo com as necessidades dos compradores.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 300 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Em junho de 2012 passou a ser controlada pelo Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial