17/10/2013 - Viapol: eficiência aliada à sustentabilidade

Atenta à importância da sustentabilidade em todos os seus aspectos, empresa adota procedimentos e investe em iniciativas que favorecem o meio ambiente

  • Compartilhe

A Viapol tem na essência de sua atividade a sustentabilidade. Isto porque os produtos que desenvolve visam não apenas proteger as edificações e as pessoas, como minimizar os impactos causados ao meio ambiente, uma vez que a impermeabilização, recuperação, aumento de performance técnica e proteção das edificações têm por consequência o aumento da vida útil das obras, reduzindo a degradação precoce, o volume de resíduos gerados com demolições ou reformas, e ainda evitando problemas de saúde provocados pelo excesso de umidade e outras patologias nas construções.

Ciente de que a sustentabilidade envolve os aspectos econômico, ambiental e social, a Viapol busca continuamente o desenvolvimento nestas áreas. Enquanto investe em tecnologias e matérias-primas que favorecem a produção mais eficiente e sustentável, também está preocupada em promover o desenvolvimento social e a melhoria de vida dos colaboradores e das comunidades onde está inserida, por meio de diversas ações. Estes princípios estão presentes na gestão da empresa, nas práticas e nos produtos.

A empresa adota diversos procedimentos internos em favor do meio ambiente, como coleta seletiva do lixo; reaproveitamento de águas pluviais em processos produtivos e a utilização de combustível de fonte renovável (biomassa) no processo de geração de calor, necessário à produção de muitos produtos. O uso deste tipo de combustível, em substituição aos combustíveis fósseis (derivados do petróleo) possibilita a redução de 50% da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

Todo material reciclável gerado nos processos de produção e distribuição são reaproveitados em outros segmentos, e o pequeno volume gerado de resíduos industriais é depositado em aterro industrial controlado. A reciclagem interna também é uma realidade na Viapol. A empresa adota campanha sobre o uso consciente de copos plásticos e mais de uma tonelada de copos de polipropileno são reutilizados como matéria-prima a cada ano no processo de produção de mantas asfálticas.

Uma outra política adotada é a logística reversa de materiais de embalagem dos produtos expedidos (paletes de madeira e plástico), que retornam à fábrica, evitando-se o descarte indevido no meio ambiente.

Outros materiais reciclados também são utilizados como matérias-primas de alguns produtos da Viapol. As mantas asfálticas, por exemplo, levam um percentual de polímeros reciclados, derivados de sobras industriais que são reprocessadas e adequadas às características necessárias à fabricação dos produtos. Atualmente, 15% do peso da manta corresponde a matérias-primas recicladas, mesmo assim, mantendo-se o alto nível de qualidade e requisitos das normas técnicas vigentes.

“Todas as iniciativas favoráveis ao meio ambiente estão incorporadas no dia a dia dos nossos colaboradores, que juntos contribuem para que as melhores práticas ambientais sejam aplicadas e respeitadas. Em nossas unidades fabris há forte comunicação visual que orienta as pessoas sobre o destino adequado do lixo e o correto aproveitamento da água e energia elétrica, por exemplo”, destaca Ariovaldo José Torelli, diretor executivo da Viapol.

Produtos mais sustentáveis

Atualmente são diversos os itens oferecidos pela Viapol que buscam agregar alta eficiência e características que eliminam ou minimizam os efeitos nocivos ao meio ambiente, promovendo a sustentabilidade.

Alguns exemplos são as mantas e fitas autoadesivas revestidas com alumínio. O uso do alumínio altamente reflexível aos raios UV, colabora para a redução do calor interno às edificações - propiciando por vezes até a eliminação do uso do ar condicionado, reduzindo o consumo energia elétrica. Os produtos contemplados nesta linha são: Mantas Classic Alumínio, Premium Alumínio, Laje Alumínio, Viaflex Alumínio e Viaflex Fita e subcobertura Viafoil.

Ainda na linha de mantas asfálticas impermeabilizantes, merece destaque a manta Torodin Antiraiz, fundamental para a construção de telhados verde, impedindo a ação das raízes na impermeabilização, garantindo a sua estanqueidade. Este tipo de construção (jardineiras sobre as lajes) possibilita reduzir a temperatura dos ambientes internos a partir do uso de vegetação na cobertura, além da absorção da água de chuvas, retardando a velocidade de escoamento e minimizando os graves problemas de enchentes nos grandes centros urbanos.

Outros produtos oferecidos pela Viapol, como Viaflex Branco, Vedalage Plus – Manta Líquida, Hey’dicryl Plus e Viaflex Parede são membranas acrílicas produzidas na cor branca ou em cores claras que colaboram para a campanha de redução de 1°C na temperatura global, contribuindo para diminuir o aquecimento do planeta.

Produtos à base d’água, como Repel’acqua, Viaflex Preto e Ecol 2 substituem matérias-primas nocivas à saúde, como os solventes orgânicos. Igualmente, produtos sem o uso de amônia em sua composição, como Viaplus 1000, Viaplus TOP, Viaplus 7000 Fibras, Viaplus 5000 e Viaplus Dique, respeitam a saúde dos aplicadores. Na área de proteção à madeira, o destaque fica por conta da Massa F12, produto não tóxico, à base d’água.

Muitos dos produtos desenvolvidos pela Viapol possuem baixa quantidade de compostos orgânicos voláteis (VOC), como no caso do Ecoprimer - pintura de imprimação base aquosa; Viapoxi Coat - impermeabilizante à base de epóxi isento de solventes orgânicos; além do Vedalage e Vitkote - emulsões asfálticas elastoméricas à base de água.

Destaque para o VitPOLI ECO, um revestimento impermeabilizante recomendado para a proteção e acabamento impermeável de estruturas metálicas e de concreto; proteção das estruturas de tanques e reservatórios de efluentes industriais e esgoto; e impermeabilização de reservatórios de água potável. Ele tem grande apelo ecológico por ser produzido à base de poliuretano vegetal; ser isento de solventes e possuir baixo teor de VOC.

A Viapol, além do desenvolvimento de produtos sustentáveis, busca continuamente otimizar as embalagens de seus produtos, minimizando o consumo de materiais e os seus impactos no meio ambiente. Um exemplo foi a substituição da embalagem tipo bisnaga da Massa F12 - recomendada para calafetar assoalhos e preparar superfícies de madeira – para a moderna embalagem Stand Pouch.

Com a mudança, houve redução da quantidade de resíduos (sobra do material na embalagem) em torno de 85%, bem como aumento da produtividade, devido à redução da operação de envase, que ao invés de três passos (bisnaga com tampa; blister e cartela para fechamento do blister) agora conta com uma única operação de envasamento, em uma única máquina. Cabe destacar ainda a diminuição em 75% do tamanho da caixa máster, que acomoda seis embalagens - contribuindo ainda mais para evitar o desperdício e o descarte.

Outro bom exemplo se refere às embalagens dos blocos asfálticos, que eram embalados em saco de papel, com cinco camadas de folhas, sendo que a primeira camada era siliconada. Com o propósito de eliminar o resíduo gerado pelas invólucros descartados, a Viapol desenvolveu nova embalagem composta por uma camada de filme que é consumida pelos clientes, não gerando qualquer resíduo para o meio ambiente. Atualmente, cerca de 20% da produção de blocos asfálticos já é produzida desta forma.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 300 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Em junho de 2012 passou a ser controlada pelo Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial