30/04/2013 - Viapol ensina como evitar umidade vinda do banheiro

Com produtos eficientes e fáceis de serem aplicados, é possível evitar o problema e as conseqüências da umidade gerada por paredes e pisos de banheiros sem impermeabilização

  • Compartilhe

 Em apartamentos e sobrados é comum haver umidade nas paredes dos dormitórios, causada por banheiros com paredes e pisos sem impermeabilização. O resultado disso inclui manchas na pintura, infiltrações em quartos vizinhos, mofo e bolor em móveis e ainda pode acarretar problemas de saúde, em especial os respiratórios.

Importante destacar que a impermeabilização é fundamental para qualquer área ou superfície que tenha contato com água ou umidade, sejam lajes, alicerces, paredes, piscinas, reservatórios, pisos ou mesmo jardineiras. Por isso, a infiltração de água em pisos e paredes de banheiros e de áreas frias, como cozinhas e áreas de serviço é bastante comum e exigem atenção redobrada.

Nos banheiros - além de serem áreas molháveis - os banhos quentes formam vapores que se infiltram na alvenaria através das juntas dos azulejos e da própria parede. A absorção de água aumenta ainda mais com os procedimentos de limpeza. Com a umidade, surgem os problemas, como pisos que trincam e se soltam, queda e rachadura de azulejos, paredes e tetos mofados ou trincados, surgimento de manchas e escurecimento das juntas. E as paredes vizinhas também podem sofrer as consequências.

Mas apesar de comum, o problema tem solução. A Viapol, referência nacional quando o assunto é impermeabilização, indica os produtos adequados e como devem ser aplicados nesta situação. E a boa notícia é que, cada vez mais avançados, esses materiais buscam solucionar o problema de forma eficiente e prática. A fácil aplicação aliada a embalagens que trazem de forma clara todas as informações necessárias para o uso, são os pontos fortes das soluções oferecidas pela Viapol.

A solução

A Viapol oferece uma ampla linha de impermeabilizantes indicados para as mais diferentes áreas e situações. Portanto, é preciso identificar o produto certo para cada necessidade, pois as soluções são variadas e dependerão das condições de cada ambiente.

Os produtos indicados abaixo e suas aplicações são recomendados para o caso de paredes internas que apresentem mofo, bolhas que estouram e danificam a pintura, por exemplo, e que a causa identificada seja a falta de impermeabilização nas paredes e piso em contato com o solo ou a umidade vinda de áreas frias, como o banheiro. Além da especificação do impermeabilizante, importante lembrar que estes ambientes devem ser projetados com caimento correto para que a água escoe em direção ao ralo.

A solução indicada pela Viapol para este caso é o Viaplus TOP. Tanto na parede, como no piso do banheiro, o produto impermeabiliza evitando as infiltrações de umidade para os outros ambientes. Seu uso em conjunto com oContra Umidade traz ainda mais segurança ao processo.

Viaplus TOP impermeabiliza as paredes, além de servir como revestimento para ser utilizado antes do assentamento de pisos cerâmicos, evitando assim a ação de umidade proveniente do solo. O produto é bicomponente (resina + pó), semiflexível e possui ótima aderência.O bom desempenho do material depende do correto modo deaplicação, que é simples e deve atender aos seguintes passos:

  •  - Umedeça o local de aplicação, que deve estar limpo e isento de falhas ou partículas soltas
  •  - Faça a mistura em um balde. Coloque a resina e, em seguida, o pó.
  •  - Aplique as demãos indicadas na tabela de consumo em sentido cruzado em camadas uniformes; aguarde o intervalo de duas a seis horas, conforme a temperatura ambiente, entre uma demão e outra.
  •  - Após a cura da última demão, recomenda-se chapiscar com Viafix (adesivo para argamassas e chapisco) e rebocar novamente para receber a pintura final.

Eficiência permanente

Em situações onde não se aplicará o azulejo, recomenda-se impermeabilizar o reboco de acabamento com Contra Umidade, um aditivo que deve ser usado no preparo do reboco final, pois é um impermeabilizante mineral com eficiência permanente. Veja o passo a passo para aplicá-lo:

  •  - Misture bem o produto antes de usar e dissolva-o em água na proporção de 1L para cada lata de 18L de cimento.
  •  - Adicione a mistura ao cimento e areia
  •  - Amasse uniformemente sem deixar grumos
  •  -Aplique a argamassa aditivada com o Contra Umidade

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma vasta linha de produtos voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc.,e passou a integrar The EuclidChemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International – divisão controladora da Viapol. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial