11/07/2014 - Viapol faz parceria com projeto de educação sustentável

Os produtos da empresa serão utilizados na elaboração do telhado verde da bioconstrução Morada dos Ventos e foram escolhidos mediante análise do custo-benefício, facilidade de aplicação, durabilidade e qualidade de acabamento final

  • Compartilhe

Uma ideia, muita disposição e quem acreditasse. Com esses três fatores, o que era desejo virou realidade e, assim, o projeto Espaço de Educação Sustentável Morada dos Ventos, em Pindamonhangaba, cidade do Vale do Paraíba (SP), está tomando forma física, com o apoio da Viapol, referência nacional no mercado de impermeabilizantes e soluções para a construção civil.

Com configuração de bangalô, pequena edificação com único piso, construído com materiais e técnicas sustentáveis, o espaço terá estrutura de madeiras roliças de eucalipto, paredes feitas com terra crua (taipa de mão e tijolos de terra/palha), acabamento com calfitice (cal, fibras, terra e cimento) e telhado vivo contendo plantas cultivadas sobre tablado de compensado de madeira impermeabilizado com produtos Viapol. Para tanto, a empresa doou Manta Torodin Antiraiz (50m), pintura de imprimação Ecoprimer, e o selante Monopol Asfáltico.

Para Sharlene Muryel Lopes, supervisora de sustentabilidade da Viapol, mais do que simplesmente fazer a doação, o mais importante para a empresa nesse projeto é o cunho educativo, além da questão da pluralização da técnica do telhado verde – também conhecido como teto vivo ou cobertura verde –, que pode ser muito mais do que um apelo ambiental:

“Pode ser um modelo de construção eficiente e ambientalmente correta. Essa técnica traz inúmeros benefícios para o meio em que vivemos e para a construção na qual está sendo adotada, pois serve como isolamento térmico, ajuda na melhoria do ar, contribui para amenizar o aquecimento global, entre outros. O empenho da Viapol em multiplicar informações sobre impermeabilização, produtos de qualidade e técnicas eficientes é diário, por isso estamos sempre dispostos a formar parcerias que beneficiem a comunidade”.

Escolha acertada

Alexandre Almeida, educador, bioconstrutor e idealizador do Morada dos Ventos, explica que os produtos da Viapol foram escolhidos para o projeto mediante análise do custo-benefício, facilidade de aplicação, durabilidade, qualidade de acabamento final do telhado e orientação e capacitação técnica por parte da empresa para desenvolvimento e aplicação: “Além disso, primamos por parcerias com empresas que se interessam pelo tema de construção sustentável, que ofereçam produtos com qualidade e tecnologia e que atendam as necessidades de mercado e legislação”, pondera.

O processo de impermeabilização e implantação do telhado verde será demonstrado na prática por meio de cursos que acontecerão em dois finais de semana com finalidades distintas: no primeiro haverá a aplicação do impermeabilizante e no segundo serão implantados os sistemas de drenos, escoamento, calhas e plantio. A obra está sendo executada pelo próprio Alexandre Almeida, com participação de voluntários e participantes dos cursos.

Para utilizar os produtos Viapol da maneira correta e com a máxima eficiência, além da doação, a empresa ofereceu ao idealizador do projeto curso técnico de aplicação de mantas asfálticas em seu Centro de Treinamento. “Durante o período de alinhamento da parceria, também tiramos as dúvidas e orientamos quanto à utilização do produto mais adequado para aplicação almejada”, conta a arquiteta Sharlene.

Para obter sucesso na aplicação da manta Torodin Antiraiz sobre compensados de madeira, a supervisora da Viapol orienta quanto aos cuidados a serem adotados: escolher compensado naval por possuir tratamento contra umidade; utilizar pintura de imprimação Ecoprimer para propiciar uma ótima ancoragem sobre o compensado naval; varrer com vassoura de pelo a superfície no momento da colagem da manta; no ato da colagem empregar chama de maçarico apenas na massa asfáltica da manta.

Impermeabilização do telhado verde

Entre tantas vantagens na utilização das coberturas “verdes”, há de se destacar o risco da ocorrência de infiltrações, caso a impermeabilização não seja executada de forma adequada. O principal problema relacionado a falhas da impermeabilização é a ação perfurante das raízes da vegetação das coberturas.

Torodin Antiraiz, da Viapol, é uma manta asfáltica produzida a partir da modificação física de asfaltos com polímeros e estruturada com não-tecido de filamentos contínuos de poliéster. Possui em sua composição, herbicida atóxico que impede a perfuração por raízes das plantas. Disponíveis nas espessuras de 3 e 4 mm, são ideais para aplicação em jardineiras sobre lajes.

O Projeto

A bioconstrução, iniciativa da empresa Biomas Naturais, tem como vocação ser um espaço destinado à educação sustentável, valorização da natureza, promoção e desenvolvimento de tecnologias sociais mediante técnicas construtivas ecológicas, energias limpas e renováveis, planejamento de ambientes sustentáveis, uso racional da água e demais recursos, produção alimentar ecológica e observação de aves.

Será base para as atividades de turismo ecológico e pedagógico envolvendo escolas, universidades e outras entidades, como também participantes dos demais cursos, oficinas e vivências realizadas no espaço.

A obra teve início em 29 de julho de 2013 e começou com a escolha do posicionamento, terraplanagem, colheita dos bambus e preparo do canteiro de obras. Até o momento, a construção envolveu 97 pessoas das mais distintas áreas.

“Essa iniciativa proporcionará propagação das técnicas construtivas sustentáveis, visto que esse espaço pretende ser referência em educação ambiental na região. Proporcionará, também, melhor aceitação das formas ecológicas de construir, aliando técnicas primitivas e ancestrais com materiais tecnológicos e de alto desempenho” finaliza Almeida.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 400 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Desde junho de 2012 passou a ser controlada pela Euclid Chemical, pertencente ao grupo RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial