12/06/2013 - Viapol fornece soluções para estádios brasileiros

Projetos de arenas para a Copa do Mundo de 2014 têm demandado diversas soluções de impermeabilização da empresa

  • Compartilhe

No momento em que o Brasil se prepara para abrigar a Copa do Mundo de Futebol de 2014, a demanda por soluções para estádios e arenas esportivas é crescente no País e os produtos recomendados para impermeabilização, proteção e reforço das estruturas de concreto são fundamentais para garantir a segurança e durabilidade destas obras.

Jorge Lima, gerente técnico comercial da Viapol - referência nacional no desenvolvimento de soluções para construção civil – destaca a importância da impermeabilização nas arenas esportivas: “As estruturas construídas precisam ser protegidas com impermeabilizantes, que asseguram a elas maior durabilidade e menor necessidade de manutenção. Isto leva, inclusive, a um menor custo de operação dos estádios por parte das empresas detentoras da sua concessão. Também contribuem para a sustentabilidade, pois aumentam a vida útil das edificações, reduzindo a degradação precoce e a geração de resíduos oriundos de demolições ou reformas”.

Com uma vasta gama de produtos de qualidade reconhecida, que atende às necessidades comuns e específicas de diversos setores, inclusive o de estádios e arenas esportivas, a Viapol teve a oportunidade de fornecer soluções como membranas de poliuretano, mantas asfálticas, selantes à base de poliuretano para arquibancadas e pisos, em várias obras. Entre elas, destaque para o Mineirão, em Belo Horizonte (MG); Maracanã, no Rio de Janeiro; Arena Corinthians, em São Paulo; Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), Arena Pernambuco (PE) e Arena Castelão, em Fortaleza (CE).

A empresa também forneceu produtos para estádios que não farão parte da competição, como a Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS); o estádio Presidente Vargas, em Fortaleza (CE); e o estádio Rei Pelé, em Maceió (AL).

Impermeabilização também é importante nas reformas

O trabalho de impermeabilização em arenas não se limita às novas obras. Estádios que passam por reformas também precisam receber os mesmos cuidados. Esses foram os casos do Rei Pelé e do Presidente Vargas, que foram reformados e a Viapol especificou algumas soluções de impermeabilização e recuperação das estruturas de concreto.

Considerando os estádios novos e reformados, algumas obras exigiram da Viapol a especificação de sistemas de impermeabilização que atendessem às necessidades do projeto, bem como o fornecimento de produtos de recuperação estrutural capazes de garantir a vida útil esperada para as novas estruturas.

Nesse trabalho, o gerente da Viapol ressalta a importância da força de vendas da empresa, formada por gerentes, técnicos e representantes comerciais. São estes profissionais que procuram coletar informações para entender as necessidades de cada projeto, sugerir as melhores soluções e demonstrar aos responsáveis os benefícios da impermeabilização para a segurança e durabilidade da obra. As ações incluem o acompanhamento dos trabalhos.

“Nossos técnicos sempre dão o apoio necessário em todas as etapas das obras. No caso dos estádios, eles também foram responsáveis pelo treinamento das equipes de execução terceirizadas, com o intuito de fazer com que os materiais fossem aplicados conforme os procedimentos previstos”, completa Lima.

Estádios que receberam produtos Viapol

Os produtos da Viapol já foram aplicados em vários estádios brasileiros, com alto índice de eficiência, uma vez que possuem características para atender às especificações técnicas deste tipo de instalação. Conheça algumas dessas obras e quais produtos Viapol foram aplicados:

  • Mineirão: foram aplicados 5.000 m² de VitPOLI Eco nos banheiros e áreas de restaurantes e bares.
  • Maracanã: foram 11.000 m² de VitPOLI Eco aplicados nas calhas e banheiros, num total de oito toneladas de material.
  • Arena do Grêmio: foram 80.000 m² de manta asfáltica nas lajes de circulação, camarotes, etc; 15.000 m² demanta ardosiada nas coberturas; selante Monopol nas juntas; e Viaplus 1.000 nos banheiros.
  •  Arena Corinthians: selante Monopol PU 40 e PU 25, cinza, em todas as juntas de dilatação das arquibancadas; emanta asfáltica na área externa dos túneis técnicos.
  •  Arena Pernambuco: 1.305 sachês de Monopol PU para o tratamento de juntas; 4.144 kg de Viafloor para a preparação de piso e reforço de borda; 187.720 kg de aditivos para concreto para a produção de estruturas de concreto; 4.000 kg de Viapoxi Adesivo para a colagem estrutural; e 7.000 m² de Sistema Vulkem para impermeabilização de laje de cobertura do estacionamento e acesso à entrada principal.
  •  Arena Dunas: 500 sachês de Monopol PU para o tratamento de juntas; 7.400 kg de Viafix para chapisco; e 636 kg de Viapoxi Adesivo para colagem estrutural.
  • Arena Fonte Nova: 7.600 kg de Viaplus 1000 e 3.150 kg de Viaplus 5000 para os reservatórios; 2.500 kg de Graute para chumbamento; e Viaplus ST Tix para recuperação.
  •  Arena Castelão: 6.000 sachês de Monopol PU para o tratamento das juntas da arquibancada; e 6.000 m2 daManta Torodin 4 mm para a impermeabilização da laje do estacionamento.
  •  Estádio Presidente Vargas: 24.000 kg de HeyDipex para a impermeabilização de arquibancadas.
  • Estádio Rei Pelé: 18.000 m2 de manta ardosiada para a impermeabilização das lajes da marquise; 25.000 kg deViagraute para a recuperação estrutural de lajes, vigas e pilares; 240 kg de Viaplus Ferroprotec para a proteção das armaduras das estruturas recuperadas; e 200 kg de Viapoxi Adesivo para colagem estrutural.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é referência nacional no desenvolvimento de soluções completas e eficazes para cada necessidade da construção civil e de diversos segmentos industriais. Está presente nos mercados técnico (profissional), varejista e industrial com uma vasta linha de produtos voltados à proteção e conservação das obras, como mantas asfálticas para impermeabilização; produtos químicos para construção; asfaltos modificados, soluções e emulsões asfálticas; coberturas; massas para recomposição e recuperação de madeira, tintas, vernizes, seladores e impermeabilizantes acrílicos; pisos industriais; aditivos para concreto e argamassas; recuperação e reforço estrutural e soluções para proteção de estruturas de concreto de Estações de Tratamento de Água e Esgoto.

Com unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), onde conta também com um Centro de Distribuição, possui mais de 300 colaboradores e 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País, em clientes de grande, médio e pequeno portes.

Em junho de 2012 a Viapol foi adquirida pela holding norte-americana RPM International Inc., e passou a integrar The Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International – divisão controladora da Viapol. A holding possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados, e atende tanto os mercados industriais quanto os de consumo. Os produtos industriais da RPM incluem sistemas de coberturas, vedantes, revestimentos de controle de corrosão, revestimentos de pisos e produtos químicos especiais. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial