17/07/2013 - Viapol oferece sistema antirruído que atende às novas exigências da norma NBR 15.575

Norma da ABNT refere-se à qualidade e o conforto das edificações e as atualizações realizadas com relação ao desempenho acústico nas moradias foram significativas, trazendo mais qualidade de vida aos moradores

  • Compartilhe

A partir de 19 de julho, entra em vigor a norma NBR 15.575/2013, “Edificações Habitacionais – Desempenho”, publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e fundamental para o setor da construção civil. A norma é abrangente e trata de requisitos gerais, estrutura, pisos, vedações verticais, cobertura e sistemas hidráulicos, incluindo os critérios relativos ao isolamento acústico das edificações, fator indispensável ao conforto e qualidade das habitações.

Abrangente, a norma exigirá a adequação de indústrias, construtoras e profissionais ligados à construção civil, uma vez que engloba todo o ciclo de vida das habitações, desde a formulação do projeto, até mesmo proteção ao fogo e estanqueidade.

A NBR 15.575 define três níveis de desempenho - mínimo (obrigatório), intermediário e superior -, que devem ser previstos desde o projeto. No que se refere a ruídos de impacto de pisos e coberturas, por exemplo, os sistemas de pisos separando unidades habitacionais autônomas devem apresentar índices de isolamento entre 66 e 80dB (decibéis), 56 e 65dB e maior ou igual a 55dB, respectivamente.

Entre outras determinações, a norma indica que as paredes geminadas entre dormitórios e outros ambientes devem ter desempenho mínimo de 45db de isolamento, enquanto as paredes de alvenaria deverão ter no mínimo 15 cm de espessura ou serem multicamadas e lajes de concreto, 10cm. Os pisos poderão ser isolados com mantas acústicas para que o som de uma habitação não se propague para outra.

A norma exige, ainda, portas e janelas de boa vedação e medidas que garantam o conforto térmico das unidades habitacionais. “Todas as indicações da norma garantirão um índice mínimo de qualidade, o que representará, a partir do segundo semestre, um diferencial na construção brasileira”, observa Fanny Cristina Sbracci, Gerente de Desenvolvimento de Produto e Mercado da Viapol.

Sistema Acústico Viapol Antirruído®

O excesso de ruídos é um dos principais problemas de saúde pública, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e uma das causas mais comuns de conflitos entre vizinhos. Lajes, tubulações, paredes e pisos são as principais vias de propagação de ruídos em edificações.

A Viapol, referência nacional no desenvolvimento de soluções para construção civil, ciente da relevância do tema, investiu no desenvolvimento do sistema acústico Viapol Antirruído®, que tem como finalidade amortecer e reduzir vibrações e ruídos causados por impacto em lajes de piso, proporcionando maior conforto acústico aos moradores das edificações verticalizadas. “As questões acústicas são de fundamental importância nas construções, pois afetam diretamente a vida das pessoas”, ressalta Fanny.

A alta performance aliada a aplicação extremamente rápida e simples, são os pontos fortes do produto da Viapol. O sistema é formado por um conjunto de produtos que se complementam e oferecem o melhor desempenho quando se tratam de lajes de piso, onde o produto é aplicado, podendo ser utilizado em construções residenciais ou comerciais, como academias, escolas, hospitais, etc.

O sistema compõe-se de uma manta, fornecida em bobinas de um metro de largura; do Viapol Antirruído® Rodapéfornecido também em bobinas com largura de 5 cm ou 10 cm; da fita autoadesiva Viaflex Fita, que possibilita a perfeita vedação entre as partes que compõem o sistema; e o Monopol Acrílico PU25 (branco ou cinza), um mástique acrílico que veda a junção entre o rodapé e o revestimento escolhido e utilizado após instalados o contrapiso e o revestimento desejado.

“O Viapol Antirruído® é atualmente o sistema com maior redução percentual em ruídos de impacto e vibrações nas lajes de piso, superando os requisitos mínimos da norma para as lajes de piso, pois possui em sua formulação materiais que proporcionam o amortecimento das vibrações e o abafamento dos ruídos gerados por impacto”, destaca a gerente da Viapol.

Perfil Viapol

Fundada em 1990, a Viapol é hoje uma referência nacional e internacional nos seguintes canais de atuação: Edificação, Infraestrutura, Saneamento Básico, Obra Industrial, Aditivos para Concreto, Industrial, Varejo e Exportação. Para atender os mercados profissional, varejista e industrial, a empresa conta com ampla linha de soluções, divididas nos seguintes grupos de produtos: Aditivos para Concreto e Argamassa, Construção Geral, Impermeabilização, Isolação Acústica, Insumo Industrial, Madeira e Piso Industrial.

São mais de 900 itens voltados à proteção, conservação e valorização das obras e também às indústrias de transformação. O comprometimento com o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida das pessoas está presente em todos os desenvolvimentos. A Viapol possui unidades fabris em Caçapava (SP) e Lauro de Freitas (BA), conta com mais de 300 colaboradores e aproximadamente 120 representantes comerciais atuantes em todas as regiões do País e também atende o mercado externo.

Em junho de 2012 passou a ser controlada pelo Euclid Chemical Group, unidade do Grupo de Soluções de Construção da RPM International - holding norte-americana que adquiriu a empresa e que possui subsidiárias que são líderes mundiais em revestimentos especiais, vedantes, materiais de construção e serviços relacionados. Detalhes adicionais podem ser encontrados no site www.RPMinc.com e seguindo a RPM no Twitter: www.twitter.com/RPMintl.

Viapol Ltda.

  • São Paulo: (11) 2107.3400
  • Nordeste: (71) 3507-9900
  • sac@viapol.com.br
  • www.viapol.com.br
  • www.viapol.com.br/blog
  • www.facebook.com/viapol
  • www.youtube.com.br/ViapolSocial